Categorias
Corretoras

Posso confiar nos investimentos que o meu gerente indica?

Nunca faça os investimentos que o seu gerente de banco indica. 

O gerente vai tentar empurrar os produtos bancários que pagam comissões por venda ou para bater a meta dele. E no pior dos casos, você acaba “investindo” forçado para aceitarem seu pedido de empréstimo.

Pode ter certeza que são os produtos com a menor rentabilidade do mercado. O seu dinheiro vai ficar parado, rendendo quase nada.

Quais são os produtos que o gerente pode indicar e eu devo fugir?

Títulos de capitalização: você “guarda” dinheiro pagando à vista ou parcelado, concorre a sorteios e resgata o que pagou no fim do plano. Se decidir pedir resgate antecipado, vai sofrer penalidade e receber menos.

Os títulos sofrem correção pela TR (Taxa Referencial), que atualmente está em 0% (veja mais na ferramenta Calculadora do Cidadão, do Banco Central), ou seja, não há qualquer chance de retorno para o seu “investimento”, e sim perca de tempo e dinheiro. Vencer algum sorteio é a única forma de ganhar alguma coisa.

Resumindo, não há qualquer vantagem em pegar o seu dinheiro, entregar pro banco durante 12, 24 ou 60 meses e no final pegar de volta o mesmo valor, ou pegar menos ainda se resgatar antes do fim do plano.

O banco pode oferecer o mesmo produto com outros nomes, cuidado! Segue abaixo a lista dos principais:

Banco BradescoBanco do BrasilCaixa Econômica FederalBanco SantanderBanco Itaú

Caderneta de poupança: você é remunerado no aniversário (30 dias) pelo dinheiro “guardado” na conta poupança. As regras da poupança são as mesmas para todos o bancos e são definidas pelo Governo Federal, você pode consultar a rentabilidade na ferramenta Calculadora do Cidadão, do Banco Central.

O rendimento atualmente é abaixo do valor da inflação, o que vai naturalmente corroer o valor do dinheiro investido.

Uma resposta em “Posso confiar nos investimentos que o meu gerente indica?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *