Esse artigo vai ensinar passo a passo como ganhar dinheiro na bolsa de valores brasileira, de forma simples e prática, voltado para iniciantes, sem enrolação

O que eu preciso para começar?

Quanto dinheiro eu preciso para começar a operar na Bolsa de Valores?

A recomendação é sempre começar com pouco dinheiro,  considerando que na fase inicial o investidor precisa aprender a usar a plataforma e entender como funciona o mercado financeiro. 

Um computador ou notebook com acesso a internet é o investimento mínimo para ter acesso as plataformas das corretoras. Dependendo da corretora, é possível acessar pelo celular e smartphone.

Como funciona a Bolsa de Valores?

Desde o ano 2017, a Bolsa de Valores do Brasil passou a ser chamada de B3 (sigla para Brasil, Bolsa, Balcão), que é uma sociedade de capital aberto que surgiu da fusão da Bovespa, BM&F e Cetip, supervisionada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários)

As empresas listadas na B3 possuem capital aberto, permitindo que demais investidores, além dos seus sócios, negociem suas ações durante o pregão na bolsa de valores.

Ganha dinheiro na bolsa o investidor que compra ações por um preço e depois vende por um preço mais alto, simples como em qualquer comércio.   

E quanto dinheiro eu consigo ganhar na bolsa?

Não existe limite de ganho, mas existe limite de perdas, que é equivalente a todo o seu dinheiro investido.

Diferente dos investimentos em Renda Fixa, como a Poupança, Tesouro Direto ou CDB, onde você investe uma quantia e recebe remuneração pelo tempo em que deixar o dinheiro investido, na Renda Variável, como a Bolsa de Valores,  não há qualquer garantia de que haverá valorização nas ações que decidir comprar.

 

E como eu perco dinheiro na bolsa?

Perde dinheiro na bolsa o investidor que compra ações por um preço e depois vende por um preço mais baixo. Outra forma de perder é se você possuir ações de uma empresa que foi à falência.

Quem seria louco de comprar ações por um preço e vender por um preço mais baixo depois? É assim que a maioria perde dinheiro na bolsa de valores, seja por inexperiência ou problemas emocionais.

Os mais experientes vão dizer que é possível sim ganhar dinheiro com a desvalorização das ações. Esse tipo de operação, que não será abordada neste artigo, requer margem de garantia na corretora, também conhecido como operar vendido, operar short ou venda a descoberto. 

E como saber se as ações vão subir ou descer?

Não tem como saber, a não ser que você venha do futuro. Mas existem estudos e ferramentas que ajudam a tomar a decisão sobre qual a melhor hora de comprar ou de vender uma ação, como a análise gráfica, análise técnica ou leitura de fluxo. O preço das ações podem ser impactados por notícias, dessa forma, mesmo que as ações de uma empresa esteja sofrendo valorização, pode rapidamente desvalorizar por conta de uma notícia que afete todo o mercado de ações.

Como abrir conta em uma corretora?

Não é possivel operar na bolsa sem o intermédio de uma corretora. Encontre a lista completa de corretoras no site da B3. Abaixo algumas populares:

BTG Pactual, CM Capital, Clear, Easynvest, Genial, Inter, Modalmais,  Nova Futura, Rico, XP, Toro

Após a abertura da conta, envie a quantia que deseja investir para a conta indicada pela corretora.

Como comprar ações na bolsa?

As corretoras oferecem acesso gratuito a uma plataforma Home Broker, que permite comprar e vender ações das empresas listadas na B3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *