Uma das ferramentas gráficas mais utilizadas pelos traders profissionais são as retrações de Fibonacci, que é uma sequência matemática muito famosa, calculada pelo matemático italiano Leonardo Pisano Bigollo. Elas indicam a provável região do gráfico onde o preço pode retrair e retomar uma tendência, facilitando a entrada em uma operação em um ponto com excelente relação risco x retorno.
Teoria simplificada
Para um trader ser lucrativo é importante seguir a regra de comprar barato e vender caro. Em uma tendência de alta, com os preços subindo a cada negociação, ao chegar em determinado valor, não há mais compradores interessados em pagar mais caro, ponto em que os traders aproveitam para realizar lucro, formando um topo no gráfico.

Os preços vão caindo cada vez mais com as realizações de lucro, que nada mais são do que traders vendendo para liquidar suas operações de compra, em um movimento conhecido como pullback. Porém os preços tendem a parar a correção em determinados níveis de preço, que coincidem com as retrações de Fibonacci, entre 38,2%, 50% e 61,8% do movimento de alta anterior.

Os traders profissionais ficam aguardando o preço retornar até a região de Fibonacci e dar sinais de continuidade do movimento de alta, para entrar de novo em uma operação de compra ou até mesmo alavancar suas posições, formando um fundo no gráfico.
Dessa forma, encontramos um excelente ponto de entrada para operações no mercado, com ótima relação risco x retorno
Prática simplificada
O Fibonacci deve ser traçado entre o último topo e o seu respectivo fundo anterior e tem a mesma aparência se desenhado do topo ao fundo ou do fundo ao topo. No exemplo abaixo, o fim do pullback ocorreu exatamente no nível de fibonacci de 50%, configurando um excelente ponto de entrada para compra em uma continuação da tendência de alta.

Tira-dúvidas
Este projeto é mantido por doações. Como forma de gratidão, os doadores são atendidos com prioridadade máxima em nosso tira-dúvida. Para efetuar uma doação, use os meios abaixo:
Via PIX para o QRCODE

Via Bitcoin (BTC)
