Aprenda a usar Fibonacci como operador profissional

Uma das ferramentas gráficas mais utilizadas pelos traders profissionais são as retrações de Fibonacci, que é uma sequência matemática muito famosa, calculada pelo matemático italiano Leonardo Pisano Bigollo. Elas indicam a provável região do gráfico onde o preço pode retrair e retomar uma tendência, facilitando a entrada em uma operação em um ponto com excelente relação risco x retorno.

Teoria simplificada

Para um trader ser lucrativo é importante seguir a regra de comprar barato e vender caro. Em uma tendência de alta, com os preços subindo a cada negociação, ao chegar em determinado valor, não há mais compradores interessados em pagar mais caro, ponto em que os traders aproveitam para realizar lucro, formando um topo no gráfico.

Topo formado no gráfico
Topo formado no gráfico

 

Os preços vão caindo cada vez mais com as realizações de lucro, que nada mais são do que traders vendendo para liquidar suas operações de compra, em um movimento conhecido como pullback. Porém os preços tendem a parar a correção em determinados níveis de preço, que coincidem com as retrações de Fibonacci, entre 38,2%, 50% e 61,8% do movimento de alta anterior.

Preço em retração até região de Fibonacci
Preço em retração até região de Fibonacci

Os traders profissionais ficam aguardando o preço retornar até a região de Fibonacci e dar sinais de continuidade do movimento de alta, para entrar de novo em uma operação de compra ou até mesmo alavancar suas posições, formando um fundo no gráfico.

Dessa forma, encontramos um excelente ponto de entrada para operações no mercado, com ótima relação risco x retorno

Prática simplificada

O Fibonacci deve ser traçado entre o último topo e o seu respectivo fundo anterior e tem a mesma aparência se desenhado do topo ao fundo ou do fundo ao topo. No exemplo abaixo, o fim do pullback ocorreu exatamente no nível de fibonacci de 50%, configurando um excelente ponto de entrada para compra em uma continuação da tendência de alta.

Fibonacci na prática
Fibonacci na prática

Tira-dúvidas

Este projeto é mantido por doações. Como forma de gratidão, os doadores são atendidos com prioridadade máxima em nosso tira-dúvida. Para efetuar uma doação, use os meios abaixo:

Via PIX para o QRCODE

PIX-QRCODE
Chave rolsite@gmail.com

Via Bitcoin (BTC)

3Eyf7E8SWSb2nTaM6rA6nZBgxZFpoTy3vD
3Eyf7E8SWSb2nTaM6rA6nZBgxZFpoTy3vD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.